­
­

Relacionamento à distancia: Resulta?

By Liz Soares - julho 24, 2018


Quem se encontra no relacionamento à distância, por norma ouve opiniões como "eu não conseguia", "isso não é para mim", "não sabes o que ele/ela anda a fazer", "há mais probabilidade de trair". Essas opiniões magoam muito, pois encontramo-nos numa situação que não é fácil mas também não é impossível.

Passei o primeiro ano a ver o meu namorado apenas aos fins de semana, tentamos sempre equilibrar as coisas, as visitas, os passeios. No segundo ano, isto em 2017, decidi ir viver na mesma cidade que ele. Foi uma mudança muito desafiante porque iria passar os dias com ele e não apenas 2 dias. Acho que foi o ano mais difícil porque colocamo-nos numa posição mais frágil, acções/reacções que não estavamos habituados.

Em 2018 voltei para a minha cidade. Voltamos à nossa rotina como nos habituamos desde início. Para mim, foi a parte mais difícil mas estava mentalizada e sabia como iria ser. Continuamos assim desde março e conseguimos sempre!

Dicas para manter um relacionamento à distância:
Comunicação: É importante mantermos sempre o contacto, para a outra pessoa perceber que há ligação emocional, que há interesse em saber o dia, como está, e isso demonstrará afecto e carinho. Existem várias formas de comunicação, chamada, mensagens e até webcam, felizmente tudo sempre precisar de um computador, assim é mais prático. É de referir, entender o tipo de comunicação que cada um gosta e jogar o equilíbrio.

Confiança: Um ponto mais falado e que deparo-me quase sempre quando as pessoas sabem que namoro à distância. Tem que haver confiança, é o ponto chave! Nunca vamos estar seguros se andarmos sempre desconfiados, com quem está, com quem vai, com quem sai. Antes de nós, a pessoa já tinha uma vida própria, família e amigos. Confiar e respeitar é uma grande demonstração de amor. É importante segurar que corre tudo bem, a vida corre normalmente e claro, evita chatices.

Partilha: Seja de que forma for, independentemente se estiveres a 50km, 100km ou mais ou noutro país, é divertido partilhar o que estão a fazer nesse momento, uma refeição, uma compra, ideias, conhecer mais melhor, fazer um questionário divertido... também conta fotografias engraçadas e apimentar o ambiente entre vocês...torna-se uma relação saudável e feliz, mesmo estando longe um do outro.

Visitas: Referido no ponto anterior, seja a distância entre vocês, é muito bom estarem juntos pessoalmente. Ouvir e decorar o tom de voz, aproveitam até ao último milésimo, pois é tudo contabilizado. Os momentos são mais importantes e intensos. Deixar as coisas com menos importância para depois, desligar do telemóvel porque têm a pessoa à vossa frente, cara a cara para se divertirem. A não ser que seja para fotografias!

Situações normais:
Existem discussões, às vezes por razões pequeninas, sentimo-nos fragilizados por estarmos longe da pessoa que amamos. Para resolver essas situações é muito importante a comunicação!
Existem momentos mais aborrecidos, que não há nada para partilhar ou algum tema definido. Se isso causar preocupação ou alguma chatice, mais vale dar espaço à pessoa, jogar ou fazer a opção do questionário.
Também existem dias que um de vocês está mais ocupado, trabalhar ou estudar. Devem avisar antecipadamente, para não provocar um susto de afastamento à outra pessoa, conversarem sobre o assunto. Caso tenham um intervalo, um momento, comuniquem para equilibrar a ansiedade.

Bem, acho que estas são os principais pontos que devem ser referidos para entender que relacionamento à distância não é um bicho de sete cabeças. Também fazer entender que para as pessoas "isso não é para mim", alguns casais com tipo de relacionamentos tornam-se mais fortes e duradouros. Cada caso é um caso, não é fácil, sofre-se um pouco mas quando se encontram, é algo maravilhoso e difícil de explicar. A ansiedade saudável de querer tanto estar com a outra pessoa.

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários